Tipos de bancadas para cozinha: Como escolher

Está procurando inspiração para criar ou reformar a sua cozinha? Então você está no lugar certo!

Provavelmente, se você chegou até aqui, então já deve ter se deparado com diversas opções de eletrodomésticos, torneiras, pastilhas, portas, janelas e também... Bancadas!

Mas, se ainda está indeciso, não precisa mais se preocupar, nós vamos te ajudar a encontrar a bancada ideal para a sua casa. Mãos à obra!

 

Escolhendo os materiais

Depois de já ter definido qual estilo mais combina com o seu, a próxima etapa é escolher o material que irá compor a bancada, afinal, é ele que irá determinar grande parte do conceito de toda cozinha.

Dica: Você pode optar por bancadas com as mesmas cores dos armários ou paredes para criar um espaço mais clean.

Outra opção é destacá-las escolhendo uma cor que contraste com os móveis da cozinha, acabamentos em pedra ou madeira.

Mais do que apenas aparência, a escolha deve ser feita pensando no que fica melhor para você tratando de manutenção, durabilidade, facilidade de limpeza, resistência a manchas, ao calor e ao impacto.

Conheça os 6 acabamentos mais comuns:

 

   1.    Granito:

Um clássico das cozinhas é a beleza em forma de pedra! E tem para todos os gostos:  desde tons claros a escuros.

Além de bonita e cheia de personalidade, também é pratica de fazer manutenção, limpar e tem ótima durabilidade. Outro ponto a favor do granito é o preço, sendo mais acessível que as demais opções.

 

   2.    Aço Inox:


(Imagem retirada do site Construindo Decor)

Quer uma cozinha moderna? O inox é perfeito para isso!

Além de existirem muitos eletrodomésticos com o mesmo acabamento para combinar com as bancadas, o inox é ótimo para dar aquele ar de cozinha profissional. Além disso, ele é uma opção higiênica por ser prática de limpar. Apenas tenha cuidado, pois este material costuma riscar facilmente.

 

   3.    Madeira:


(Imagem retirada do site DecorFacil)

A madeira é o acabamento mais amado de quem é fã do estilo rustico.

Tampos feitos com este material possuem uma textura natural que conseguem trazer a sensação de aconchego para qualquer cozinha

Esta é uma escolha que irá ser boa para o seu bolso e trazer versatilidade para o ambiente.

Mas, é preciso tomar alguns cuidados com a madeira e investir na aplicação de verniz e higienização. Pois, mesmo que bonita e natural, quando exposta ao calor e a humidade ela tende a proliferar bactérias, além de ser sensível a cortes e a alta temperatura, causando danos irreversíveis a peça.

Dica: Uma alternativa que deixará o ambiente com mais estilo e personalidade é utilizar troncos, já que eles transformam qualquer bancada em peça de decoração.

 

   4.    Quartzo:


(Imagem retirada do site Marmoraria Alonso)

Quer combinar a bancada com o armário ou com a parede? O quartzo pode ser uma ótima opção! Ele é produzido em diversas cores, é uma solução versátil para quem busca uma cozinha monocromática e também para quem quer contraste.

Outra vantagem deste material é vista na hora de limpar, já que é muito prático e não mancha facilmente!

 

   5.    Cimento:


(Imagem retirada do site Habitissimo)

Uma ótima alternativa para uma finalização moderna com inspiração industrial.

Este é um tipo de bancada versátil que aceita diversas variações, desde o mais rústico ao microcimento com acabamento menos poroso, atual e mais fácil de limpar.

Ele é muito resistente ao calor e ao impacto, mas para garantir a durabilidade lembre-se de secar bem depois de usá-lo.

 

   6.    Vidro:


(Imagem retirada do site Habitissimo)

Você não leu errado não, vidro também é uma opção para sua bancada!

Se você quer fugir do básico e surpreender quem visitar sua cozinha aposte no vidro! Ele consegue deixar a bancada com um visual leve e moderno.

Os modelos para esse uso são fabricados com vidro temperado para dar mais segurança, o resultado é uma superfície lisa (facilitando a limpeza) que conta também com tratamento anti-mancha e anti-bactérias.

 

Escolhendo o modelo

O tamanho da sua cozinha influencia muito na hora de escolher o modelo de bancada. Afinal, é preciso garantir que você tenha uma boa circulação no espaço sem comprometer a sua praticidade e beleza.

Você sabe qual é a melhor opção para o seu tamanho de cozinha? Então confira:

 

   1.    Bancada em L

Para cozinhas pequenas, a melhor opção é escolher a bancada que acompanha a parede, pois este modelo ocupa menos espaço, não compromete a movimentação na cozinha e pode vir acompanhado de armários, aumentando o espaço de armazenamento.

 

   2.    Penínsulas

Cozinhas médias podem apostar em penínsulas.

Como elas tem apenas um dos lados ligados a uma parede ou armário, não necessitam de tanto espaço. Mas, ainda assim elas oferecem uma área mais livre para cozinhar e manusear ferramentas culinárias. Outro ponto positivo é que ter uma península na sua cozinha facilita a instalação de eletrodomésticos e utensílios como fogão, pia, torneira, entre outros.

Dependendo do projeto da residência, elas podem servir como separadores de ambientes - principalmente entre cozinha e sala de TV ou jantar -.

 

   3.    Ilha 

Espaços maiores pedem por uma ilha!

Esse modelo de bancada não possui nenhuma ligação com a parede. Com ela mais de uma pessoa pode ajudar na cozinha sem que aconteçam esbarrões. Assim fica ótimo de dividir as tarefas entre a família toda, cozinhar com os amigos ou com alguém especial.

Mas, talvez você esteja se perguntando: “Se eu tenho uma cozinha pequena eu não posso ter ilha?”

Calma, existe solução para isso! Por exemplo, você pode escolher um modelo que funcione também como mesa de jantar, dispensando que você tenha um móvel só para isso.


(Imagem retirada do site DecorFacil)

Outra opção, é uma ilha com portas que funcione também como armário aumentando o espaço de armazenamento.

Planejando e medindo bem é possível realizar qualquer sonho!

 

Está mais confiante para escolher a sua bancada? Então chama a Lumi para realizar esse projeto.

www.lumiprojetos.com.br

bancada.jpg

VOCÊ PODE GOSTAR: